Primeira onda de frio do outono traz chance de neve e geada intensa em SC 1o516s
Com a agem da frente fria, o tempo se estabiliza. 4l4m1m
A última semana de maio será marcada por uma mudança significativa no clima em Santa Catarina. A primeira massa de ar frio com origem polar deste outono começa a avançar sobre o estado e deve derrubar as temperaturas de forma acentuada, com previsão de frio rigoroso e até possibilidade de neve nas áreas mais elevadas. 6h66n
Entre terça (27) e quarta-feira (28), a chegada de uma frente fria trará instabilidade ao tempo. Há risco de temporais isolados, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento fortes e até granizo em pontos específicos do território catarinense.
Na sequência, a massa de ar polar avança com intensidade, provocando uma queda brusca nas temperaturas. O período mais gelado está previsto para a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta (29), quando o frio atinge seu ápice.
Há chance de neve no Planalto Sul, especialmente nas regiões com altitudes mais elevadas — cenário que ainda depende da confirmação dos próximos dados meteorológicos.
>> LEIA TAMBÉM: Menina 8 anos é a primeira criança a morrer de dengue em Mato Grosso do Sul em 2025 716q1i
Com a agem da frente fria, o tempo se estabiliza. O encerramento de maio e o início de junho devem ser de tempo firme e seco, porém marcado por temperaturas extremamente baixas.
Nos locais situados entre 700 e 800 metros de altitude, como o Meio-Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul, as mínimas devem ficar abaixo de 0°C. O frio intenso deve favorecer a formação de geada generalizada, principalmente nas madrugadas e nas primeiras horas da manhã.