Santa Catarina lidera ranking nacional com a menor taxa de homicídios do país 1h2u2n
Os dados fazem parte do Atlas da Violência 2025 34c3o
Santa Catarina consolidou-se como o estado mais seguro do Brasil em 2023, registrando a menor taxa de homicídios do país: 9 casos para cada 100 mil habitantes. Os dados fazem parte do Atlas da Violência 2025, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e consideram os homicídios reais, incluindo os chamados “ocultos” — mortes violentas inicialmente classificadas como de causa indeterminada por alguns estados. 704p4n
A segunda posição do ranking aparece São Paulo, com taxa estimada de 11,2 homicídios por 100 mil habitantes. O índice catarinense representa menos da metade da média nacional, que é de 21,2, e é seis vezes inferior ao registrado no Amapá, estado que lidera o ranking de violência, com 57,7 homicídios por 100 mil habitantes.
Segundo divulgado pelo Gazeta do Povo, a metodologia utilizada no estudo busca corrigir subnotificações que distorcem a realidade da violência no país. Ao considerar os homicídios ocultos, por exemplo, São Paulo deixou de contabilizar 2.277 mortes violentas em 2023. Com isso, sua taxa oficial de 6,4 saltou para 11,2 homicídios por 100 mil habitantes, alterando sua posição no ranking nacional. A precisão nos registros é um dos fatores que contribuem para o destaque de Santa Catarina, que reduziu em 71,4% os casos mal classificados entre 2022 e 2023.
Além da baixa taxa geral, Santa Catarina também apresenta desempenho positivo em outras categorias. O estado possui uma das menores taxas de homicídios femininos do país, ao lado de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, e se destaca na proteção à juventude: entre jovens de 15 a 29 anos, foram registrados 14,3 homicídios por 100 mil habitantes, o segundo menor índice nacional.
Outro indicador importante está relacionado ao uso de armas de fogo. Nos últimos cinco anos, o estado reduziu em 32,3% os crimes cometidos com esse tipo de armamento.
Ainda segundo o Gazeta do Povo, os dados do Atlas foram compilados com base em registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ambos istrados pelo Ministério da Saúde.
>> LEIA TAMBÉM: Dólar atinge menor valor em 7 meses e Bolsa bate alta histórica 6u6n5j
Já a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina reforça os números positivos com balanços recentes. Abril de 2025 foi o mês com menos homicídios da série histórica: 29 casos. Isso representa uma queda de 31% em comparação a abril de 2008, quando foram registradas 42 mortes. O pior abril da série ocorreu em 2018, com 77 homicídios.
O primeiro trimestre de 2025 também confirmou a tendência de queda na criminalidade. Em relação ao mesmo período de 2024, o número de homicídios caiu 17,9%; os feminicídios, 50%; e os casos de lesão corporal seguida de morte recuaram 62,5%. Outros crimes também mostraram retração: roubos diminuíram 12,26%, furtos caíram 4,74% e os ataques a instituições financeiras tiveram queda expressiva de quase 59%, com apenas sete ocorrências.
O desempenho de Santa Catarina reafirma seu protagonismo na área de segurança pública, com políticas que aliam estatísticas confiáveis, redução efetiva da violência e investimentos em inteligência e prevenção.