Frente Parlamentar de Blumenau define liderança e traça agenda para habitação e regularização fundiária 68375q
Na manhã desta última quinta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Blumenau sediou a primeira reunião da Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de habitação e regularização fundiária, grupo temporário que atuará durante a legislatura 2025/2028. 341f6n
O encontro teve como foco principal a definição dos cargos de liderança e a programação das próximas ações do grupo.
O vereador Flávio Linhares (PL), conhecido como Flavinho, foi eleito presidente da frente. A vice-presidência ficou com Silmara Miguel (PSD), e Bruno Win (NOVO) assumiu como relator. Também integram a frente os vereadores Adriano Pereira (PT) e Almir Vieira (Progressistas).
A Frente Parlamentar tem como objetivo articular parcerias entre organizações não governamentais, órgãos governamentais e a Câmara Municipal para enfrentar os desafios relacionados à habitação e regularização fundiária no município.
Entre as atribuições do grupo estão a análise e proposição de programas para atender a demanda habitacional, o acompanhamento das políticas públicas e a captação de recursos para viabilizar ações na área.
Durante a reunião, foram estabelecidas as prioridades de trabalho, incluindo:
Estudos e proposições para solucionar a necessidade de moradia e regularização fundiária de famílias vulneráveis;
Monitoramento das políticas estruturais de habitação e regularização, buscando melhorias e recursos;
Promoção e acompanhamento de programas habitacionais com a participação do município;
Acompanhamento da execução de projetos locais nessa área.
Como próximo o, a Frente Parlamentar definirá um convite à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para que o secretário e a equipe técnica responsável pela regularização fundiária apresentem um diagnóstico atual dos processos em andamento, como loteamentos, entregas de escrituras e cronogramas.
Além disso, a intenção é promover futuras reuniões com representantes do Ministério Público, Judiciário e dos cartórios de registro de imóveis para compreender melhor os trâmites legais envolvidos e identificar como o Legislativo pode colaborar na agilização dos processos.
>>LEIA TAMBÉM: Veículo pega fogo na marginal da BR-470 em Indaial
O presidente Flavinho ressaltou ainda a importância de estudar experiências exitosas de outras cidades para aprimorar as políticas públicas locais.