Notícias de Santa Catarina

Comércio varejista de SC tem a 2ª maior alta do país 6v4v2h

O crescimento no estado foi de 6,3%, valor muito acima da média nacional de 1,2% 95643

SAIBA MAIS!
GRUPO MISTUREBAS

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina cresceu 6,3% no primeiro trimestre de 2025 na comparação com o mesmo período de 2024. 5a3z5h

O estado teve o segundo melhor desempenho do país, atrás apenas do Amapá (11,6%) e muito acima da média nacional, que foi de 1,2%.

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

Os dados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e reforçam o bom momento da economia catarinense.

O governador Jorginho Mello atribui o avanço do comércio varejista ao ambiente favorável de negócios no estado.

Agende sua consulta!

“Santa Catarina é lugar de oportunidade, com gente trabalhadora e um governo estadual que apoia o ambiente de negócios. Por isso somos destaque nacional na geração de vagas de trabalho e na abertura de empresas. Com mais dinheiro na mão, o catarinense vai às compras e movimenta o comércio de todo o estado”, afirmou.

O desempenho catarinense é o melhor da região Sul. No mesmo período, o Rio Grande do Sul cresceu 4,8% e o Paraná, 1,2%.

Santa Catarina também ficou à frente de estados como Espírito Santo (3,9%), Minas Gerais (1,8%) e São Paulo (0,2%). Já o Rio de Janeiro teve retração de -2,7%.

Consumo das famílias impulsiona o crescimento do comércio varejista 4v83p

Segundo o IBGE, nove dos 11 segmentos do comércio varejista pesquisados tiveram crescimento no estado.

O destaque foi para as vendas de artigos de uso pessoal e doméstico, que subiram 17,2%, seguidas pelo vestuário e calçados, com 9,9%.

Também houve avanço nas vendas de móveis e eletrodomésticos (7%) e nos hipermercados e supermercados (6,5%).

Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o bom desempenho está diretamente ligado ao aumento da renda das famílias.

“Os números revelam que o catarinense está comprando mais, resultado do aumento da renda, que chegou a 14% no ano ado. Esse cenário é fruto do aquecimento da economia de Santa Catarina, que recebe grandes investimentos devido à sua mão de obra qualificada, aos portos competitivos e ao apoio oferecido pelo Governo do Estado”, afirmou.

Outros segmentos que apresentaram alta foram o de artigos farmacêuticos (5,8%) e o de combustíveis e lubrificantes (4,6%). Por outro lado, houve queda nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-3,5%) e de equipamentos de informática, escritório e comunicação (-10,3%).

Varejo ampliado também tem saldo positivo 281m42

No comércio varejista ampliado, que inclui setores adicionais, como materiais de construção e veículos, os dados também foram positivos.

As vendas de materiais de construção cresceram 9,7% e a comercialização de veículos, motos e peças teve alta de 9,1%. O único recuo foi registrado nas vendas no atacado, com variação de -0,4%.

Leia também:

Com o bom desempenho no comércio e indicadores positivos de emprego, renda e abertura de empresas, Santa Catarina consolida sua posição como uma das economias mais dinâmicas do Brasil no início de 2025.

 

RÁDIO MISTUREBAS
DIVULGUE SUA MARCA

Deixe um comentário Cancelar resposta 1e3v20

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo