Em evento realizado em Nova York, Jorginho Mello apresenta dados e projetos a empresários 6n2c6k
Santa Catarina busca novos investidores nos EUA 672z39
A comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello iniciou nesta segunda-feira, 12, em Nova York, uma missão nos Estados Unidos com foco em atrair investimentos e ampliar a presença internacional de Santa Catarina. a3d4x
No SC Day, empresários e representantes de fundos internacionais conheceram dados, projetos e oportunidades do estado. O evento reuniu cerca de 50 empresários brasileiros e americanos.
Em sua fala, o governador destacou o crescimento da economia catarinense, os incentivos fiscais, a infraestrutura logística e os ativos disponíveis para parcerias público-privadas (PPPs), como o Mirante da Serra do Rio do Rastro, a Zona Portuária de Imbituba e a Rodovia ViaMar, planejada para ligar ville ao contorno da Grande Florianópolis.
Segundo Jorginho Mello, o objetivo é gerar emprego e mostrar que Santa Catarina está pronta para receber capital estrangeiro.
“Nosso estado pula o Brasil e dá conta do recado. Viemos aqui para afirmar que Santa Catarina é a bola da vez”, declarou durante o evento em Nova York.
A missão é organizada pela InvestSC e pela Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, com apoio do BTG. O SC Day é a primeira participação do governador em um evento desse porte nos Estados Unidos.
A presença da comitiva visa intensificar as relações comerciais com o país, principal destino das exportações catarinenses.
Entre os destaques do encontro em Nova York estiveram os discursos de líderes do setor industrial e tecnológico.
Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias (FIESC), citou a movimentação portuária de SC como superior à da Argentina.
Diego Ramos, presidente da ACATE, e Alberto Kuba, da WEG, também ressaltaram o ambiente favorável à inovação e ao crescimento.
O prefeito de Florianópolis e presidente da FECAM, Topázio Neto, enfatizou a diversidade de oportunidades nas 295 cidades catarinenses, destacando o nível educacional, o turismo e o bom ambiente de negócios.
“Cada região tem algo a oferecer, com credibilidade para receber capital externo”, afirmou.
O secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, avaliou o SC Day como um espaço qualificado e estratégico:
“Foi uma mescla de investidores locais e globais. Os grandes players estão em Nova York, e nosso Estado, pela primeira vez, marca presença.”
Leia também:
A comitiva oficial inclui também os secretários de Estado Cleverson Siewert (Fazenda), Bruno Oliveira (Comunicação), Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias), além de representantes do Corpo de Bombeiros, da InvestSC e de entidades como FIESC, ACATE e prefeituras de Itajaí, Florianópolis e Balneário Piçarras.