Barragem de José Boiteux a por limpeza emergencial para reforçar segurança no Vale do Itajaí 387344
A partir desta segunda-feira (28), a Barragem Norte, localizada em José Boiteux, no Vale do Itajaí, começa a receber uma importante limpeza em suas estruturas, segundo a Defesa Civil. 324y55
Equipes especializadas farão a retirada de galhos, troncos, lixo e outros materiais acumulados nas chamadas “tulipas” e galerias de descarga da barragem.
O trabalho é necessário porque esses detritos estavam impedindo o escoamento normal da água, fazendo com que o nível ficasse mais alto do que o ideal.
Essa situação dificulta a manutenção preventiva da barragem e pode colocar a segurança da população em risco, principalmente durante períodos de chuva intensa.
De acordo com engenheiros da Proteção e Defesa Civil, a limpeza vai ajudar a baixar o nível da água e permitir que os profissionais possam atuar com mais segurança.
“Esses materiais elevam o nível da água a montante, dificultando o escoamento e inviabilizando a execução dos trabalhos. Com a limpeza, o nível tende a baixar, permitindo a atuação com segurança”, explica um dos engenheiros da Proteção e Defesa Civil.
A ação foi organizada depois de uma vistoria técnica realizada em março e ganhou prioridade no governo estadual. Na última quinta-feira (24), o governador Jorginho Mello assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 117 mil para garantir o início imediato dos trabalhos.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, destacou a importância dessa ação para toda a região.
“Essa é mais uma das nossas ações na estrutura, para que possamos colocá-la em total funcionamento o quanto antes. Estamos atuando com agilidade e responsabilidade buscando mitigar riscos e garantir a funcionalidade da estrutura, que é estratégica para a contenção de cheias e a proteção de toda a população do Vale Europeu”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Reforma da Barragem de Ituporanga ultraa 50% e reforça proteção contra cheias no Alto Vale 185b45
Depois da limpeza, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) fará manutenção das comportas da barragem e realizando os reparos necessários, incluindo a correção de uma das comportas que está atualmente fechada.
Além disso, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de José Boiteux, firmou um convênio para a construção de 43 casas para atender a comunidade indígena que vive próxima à barragem.
A iniciativa faz parte do compromisso de cuidar da segurança hídrica e das famílias que moram no entorno.