Notícias de Santa Catarina

Alesc aprova projeto que garante sigilo de vítimas de violência em boletins de ocorrência 2s1oo

SAIBA MAIS!
GRUPO MISTUREBAS

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei (PL) que assegura o sigilo da identidade de vítimas e denunciantes de crimes de violência nos boletins de ocorrência registrados no estado. 4w3t16

O texto agora segue para sanção do governador para se tornar lei. Batizada de “Denúncia Segura”, a proposta visa proteger dados pessoais de vítimas de crimes que envolvam violência física ou psicológica.

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

Entre as informações que poderão ser mantidas em sigilo estão nome, idade, filiação, data de nascimento, naturalidade, endereço e número de documentos.

O projeto determina que, no momento do registro do boletim, a vítima poderá solicitar o sigilo das informações, que só poderão ser adas por órgãos públicos diretamente envolvidos no acompanhamento do caso.

Agende sua consulta!

Em situações de violência doméstica e familiar, o sigilo será automaticamente concedido, sem necessidade de avaliação. Já nos demais casos, caberá ao delegado responsável decidir sobre o pedido.

De autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), o projeto busca incentivar a denúncia e reduzir o temor de exposição por parte das vítimas.

  • LEIA TAMBÉM: Alesc abre trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora e visita de Jorginho Mello 72f2i

O texto também prevê que o poder público deverá promover ações educativas, como a divulgação de material informativo e a capacitação periódica dos agentes responsáveis pelo registro dos boletins de ocorrência, para garantir a correta aplicação da futura lei.

RÁDIO MISTUREBAS
DIVULGUE SUA MARCA

Deixe um comentário Cancelar resposta 1e3v20

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo