Operação da PRF no Alto Vale flagra 176 toneladas de excesso de peso em caminhões 2a45w
Também foi constatada a presença de veículos com o sistema de freios comprometido. o2l1a
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta semana, uma importante ação de fiscalização na BR-470, no Alto Vale do Itajaí, voltada principalmente para o transporte de produtos perigosos. 1v6e5x
A operação contou com o apoio de órgãos como a Cidasc, a Defesa Civil, a Secretaria da Fazenda e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e resultou em uma série de irregularidades identificadas em 84 veículos.
Durante a fiscalização, que se estendeu pelos municípios de Rio do Sul, Pouso Redondo e Apiúna, o foco principal foi o transporte de substâncias classificadas como perigosas. Contudo, os agentes acabaram detectando uma quantidade significativa de infrações adicionais, sendo a mais recorrente o excesso de peso.
Ao todo, 176 toneladas além do limite permitido foram encontradas nos veículos fiscalizados. Como resultado, todos os caminhões só puderam prosseguir depois de realizar o transbordo da carga excedente.
Além do peso irregular, os agentes notaram falhas graves em alguns caminhões, como o engate frouxo de contêineres, aumentando o risco de acidentes.
Também foi constatada a presença de veículos com o sistema de freios comprometido, uma falha particularmente perigosa em um trajeto com muitas subidas e descidas, como é o caso do Alto Vale.
>> LEIA TAMBÉM: Motorista gaúcho foge da PRF, invade praia e a quase 2 horas no mar em SC 6u1r3l
Os danos causados ao asfalto devido ao transporte de cargas pesadas acima do limite são evidentes. Buracos, rachaduras e outros danos ao pavimento comprometem a infraestrutura, prejudicando toda a comunidade.
A sobrecarga no sistema de suspensão e freios dos caminhões também eleva consideravelmente os riscos de acidentes, representando uma ameaça tanto para os motoristas quanto para os demais usuários da estrada.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️
Kkkk Brasil virou indústria das multas e perseguição aos caminhoneiros.