Notícias de Santa Catarina

Polêmica do Dia dos Pais: Após tentativa de proibir comemoração em Pouso Redondo, Timbó se posiciona 2a2s4x

O tema gerou debate nas redes sociais nos últimos dias 5f4u2h

SAIBA MAIS!
GRUPO MISTUREBAS

A tentativa de proibir comemorações como Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa e Natal nas escolas municipais de Pouso Redondo, em Santa Catarina, gerou polêmica e resultou na exoneração do secretário de Educação, Mateus Peyerl. m4n6v

A decisão de afastar o secretário veio após a divulgação de um áudio em que o secretário justifica a suspensão das celebrações, alegando a necessidade de respeitar a diversidade religiosa e evitar constrangimentos a crianças sem pais ou mães.

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

O caso ganhou repercussão quando o vereador Jaison Adalberto Klegin (PSDB) divulgou a gravação de uma conversa com Peyerl, na qual o secretário explica que, caso a escola comemorasse eventos cristãos, teria que abrir espaço para todas as religiões.

Ele também afirmou que o tempo e os recursos investidos nessas celebrações prejudicavam a carga pedagógica.

Agende sua consulta!

A suspensão das datas comemorativas gerou indignação entre pais, professores e parte da comunidade.

Após a polêmica tomar força nas redes sociais, Timbó se posicionou a favor de manter as datas comemorativas e contra a opinião do secretário de Pouso Redondo.

Prefeito exonera secretário e garante celebrações q3s1f

Diante da repercussão negativa, o prefeito Rafael Neitzke Tambozi (PL) optou por exonerar Peyerl e esclareceu que as comemorações poderão acontecer, mas fora do horário de aula.

Segundo ele, a decisão segue a legislação federal, que determina que eventos religiosos em escolas públicas devem ocorrer fora do período letivo.

“Sou favorável às comemorações, mas a noite natalina e a celebração da Páscoa precisam ser feitas no contraturno.

O mesmo vale para o Dia dos Pais e o Dia das Mães”, afirmou Tambozi.

O prefeito também destacou a existência de um abrigo municipal com 14 crianças que não podem ser expostas a situações que possam causar constrangimento.

Valores tradicionais em Timbó 295t1k

A polêmica de Pouso Redondo também repercutiu em Timbó, onde lideranças reforçaram o compromisso com os valores cristãos e a manutenção das tradições nas escolas.

Em vídeo postado nas redes sociais, o vereador Flávio Ribeiro afirma que a cidade seguirá permitindo a celebração dessas datas dentro de uma filosofia que reflete a maioria da população. O vídeo foi divulgado em colaboração com o prefeito Flávio Buzzi.

“Temos vereadores, prefeitos, secretários de Educação e professores que entendem a importância de valores familiares e cristãos.

Esses princípios, aliados a uma boa formação profissional, são fundamentais para a educação das crianças e para o futuro da nossa cidade”, destacou uma liderança local.

Oposição critica proibição de celebrar Dia dos Pais e outras datas e vê viés ideológico r2j

A substituição do Dia dos Pais e do Dia das Mães pelo chamado “Dia da Família” tem se tornado uma tendência em diversas escolas do país, com a justificativa de promover inclusão e diversidade.

No entanto, críticos apontam que a mudança atende a uma agenda ideológica que enfraquece os valores tradicionais.

Em Pouso Redondo, o vereador Jaison Klegin questionou se a decisão do secretário poderia abrir precedentes para a proibição dessas comemorações também no comércio local.

Leia também:

“Será que Pouso Redondo não faz mais parte do Brasil">window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-145455501-1');