SC segue como estado mais seguro do Brasil após queda na criminalidade durante o carnaval 4a404n
Dados mostraram quedas expressivas em crimes como roubo, furto, lesão corporal dolosa, vias de fato e importunação sexual. 1j125x
Santa Catarina reforçou sua posição como o estado mais seguro do país ao apresentar uma redução significativa nos índices de criminalidade durante o carnaval deste ano. 6r661
Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública mostram quedas expressivas em crimes como roubo, furto, lesão corporal dolosa, vias de fato e importunação sexual.
O levantamento considerou ocorrências registradas entre 28 de fevereiro, início do carnaval, e 5 de março, até as 13h da quarta-feira de cinzas.
Os números indicam uma diminuição de 52,6% nos casos de roubo em comparação com 2024. Os furtos tiveram redução de 43,8%, enquanto os registros de lesão corporal dolosa caíram 32,3%. As ocorrências de vias de fato recuaram 42,8%, e os casos de importunação sexual tiveram uma queda ainda mais expressiva, de 73,2%.
O governador Jorginho Mello atribuiu os resultados positivos à valorização do trabalho policial e ao investimento contínuo em tecnologia, inteligência e capacitação.
Ele ressaltou que o esforço das forças de segurança nas ruas se reflete diretamente na proteção da população e afirmou que o estado seguirá investindo para manter Santa Catarina como referência nacional na área.
Os crimes relacionados a celulares também apresentaram redução significativa. Os casos de roubo de celulares caíram 62,7% em relação ao ano anterior. Em 2022, foram registrados 103 casos; em 2023, o número caiu para 86; em 2024, foram 83 ocorrências; e, neste ano, houve apenas 31 registros, o menor índice dos últimos anos. Já os furtos de celular diminuíram 42,1%, com 1.092 ocorrências em 2025, contra 1.885 no ano anterior e 1.193 em 2023.
>> LEIA TAMBÉM: Fios de dois postes pegam fogo no bairro dos Estados, em Timbó 62492x
O secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Sinval Santos da Silveira, destacou que a queda na criminalidade é resultado de operações bem coordenadas entre as forças de segurança, aliadas ao uso estratégico de dados e recursos. Ele reforçou que o objetivo do governo foi garantir que os catarinenses pudessem aproveitar as festividades com tranquilidade.
Os dados foram analisados pela Diretoria de Inteligência Estratégica e contaram com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina.