Câmara de Blumenau cobra prefeitura por soluções contra alagamentos e discute fiscalização na BR-470 6d17b
Sessão de terça-feira (25) contou com aprovações de requerimentos e moção de repúdio 1056b
A Câmara de Blumenau aprovou, nesta terça-feira, 25, requerimentos cobrando da prefeitura soluções para o escoamento da água e prevenção de alagamentos. 2z648
As proposições, apresentadas pelos vereadores Bruno Cunha (Cidadania) e Bruno Win (NOVO), questionam a execução de projetos de drenagem e a qualidade dos serviços de manutenção das redes pluviais na cidade.
O Requerimento 342/2025, de Bruno Cunha, pede um estudo para melhorar o canal fluvial da Rua Antônio da Veiga, constantemente afetada pelas chuvas.
Já o Requerimento 352/2025, de Bruno Win, solicita informações sobre a macrodrenagem no município, incluindo projetos em andamento, previsão orçamentária e indicadores da qualidade dos serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo, galerias e canais.
“O investimento em macrodrenagem pode evitar problemas como interrupção de vias e danos a residências”, justificou Bruno Win.
Os requerimentos aprovados pela Câmara de Blumenau serão encaminhados ao Executivo municipal.
Os vereadores também aprovaram, em redação final, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município 93/2021, que retira a obrigatoriedade de autorização legislativa para o Executivo firmar convênios e reorganizar sua estrutura istrativa.
Além disso, foram aprovados 13 projetos de decreto legislativo concedendo comendas e homenagens a personalidades locais.
Moção de repúdio ao DNIT 22y4j
A Câmara também aprovou, por unanimidade, a Moção 20/2025, do vereador Adriano Pereira (PT), que repudia a falta de fiscalização do DNIT nos trechos em obra da BR-470.
O vereador destacou os riscos causados pela sinalização inadequada na rodovia, que é uma das mais movimentadas do estado. O documento será encaminhado ao DNIT para providências.
Saúde mental em debate na Câmara de Blumenau 67193u
Na Tribuna Livre, o terapeuta Franklin Francisco Fischer, coordenador da campanha Janeiro Branco em Blumenau, apresentou propostas para avançar na saúde mental do município.
Leia também:
Ele sugeriu ampliar a contratação de psicólogos e terapeutas, capacitar profissionais da saúde para identificar transtornos mentais e introduzir práticas de saúde emocional na educação infantil.
Fischer também pediu apoio para a criação de uma comissão especial sobre saúde mental, proposta pelo vereador Bruno Cunha, para discutir e implementar melhorias no atendimento à população.