No último domingo (20), a 32ª Festa do Imigrante encerrou suas atividades com um público estimado em 122 mil pessoas durante os 11 dias de celebração. 393rm
Organizada pela Comissão Central Organizadora (CCO), a festa, realizada anualmente no Parque Henry Paul, em Timbó, é um tributo às tradições ítalo-germânicas, reunindo música, gastronomia e chopes artesanais.
Este ano, o público foi ligeiramente inferior ao de 2022, que registrou 152 mil visitantes, mas ainda assim representa um grande sucesso.
Em um discurso emocionado, o prefeito Jorge Krüger ressaltou a importância do evento:
“Procuramos fazer uma Festa à altura do que o nosso povo merece. Uma Festa que cresceu e se desenvolveu, valorizando nossa cultura italiana e alemã, herança dos nossos anteados, mas também aberta a promover e abraçar todas as culturas que hoje fazem parte da nossa Pérola do Vale. Essa Festa é de todos nós, para comemorar os 155 anos de fundação da nossa cidade”.
O presidente da CCO, Jorge Ferreira, compartilhou sua satisfação com os resultados:
“Foi mais uma edição muito bonita da Festa. Estamos muito felizes em como o público sempre aprova o evento. A cada ano, procuramos nos reinventar, trazendo novidades na gastronomia, bebidas, espaços, decoração e atrações. Sem dúvida, foi uma edição histórica”.
O último dia da festa também foi marcado pela escolha da realeza da 33ª edição da Festa do Imigrante que ocorre no ano que vem. Os resultados foram os seguintes:
Realeza Mirim:
Rainha: Amora Claudino – Bairro Pomeranos
1ª princesa: Heloiza Pyetra Monteiro – Bairro dos Estados
2ª princesa: Alice Nones – Bairro Travessão dos Tiroleses
Foto: Jennifer Savi
LEIA TAMBÉM: Concurso da realeza adulta da 32ª Festa do Imigrante de Timbó conta com 9 candidatas 525w2t
Realeza Adulta:
Rainha: Chayane Thais Reinicke – Bairro Araponguinhas
1ª princesa: Fabricia Zimmermann Adriano – Bairro das Capitais
2ª princesa: Aléxia Raíssa Claudino Schumann – Bairro Pomeranos
Com um legado de celebração da diversidade cultural e um compromisso com as tradições, a Festa do Imigrante continua a ser um importante marco na agenda cultural da região, unindo comunidades e promovendo um rico intercâmbio cultural.