Notícias de Saúde

SC está entre os quatro estados brasileiros com maior cobertura vacinal da gripe 5x119

SAIBA MAIS!
GRUPO MISTUREBAS

A Campanha de Vacinação contra a Gripe encerrou na última sexta-feira, 31 de maio, registrando baixos índices de imunização em todo o Brasil. Em Santa Catarina, a cobertura vacinal atingiu apenas 44,28%, significativamente abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. 31541e

Mesmo assim, o estado catarinense obteve uma das melhores taxas de vacinação do país, ficando atrás somente do Piauí (46,18%), Paraíba (45,58%) e Alagoas (44,75%).

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

Os dados estaduais revelam que as puérperas (mães até 45 dias após o parto) foram o grupo com menor adesão, com apenas 24% vacinadas. Em seguida, vêm as gestantes (29%), crianças até 5 anos (37%), idosos (48%) e povos indígenas (54%).

Preocupação com a baixa imunização

Agende sua consulta!

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina demonstrou preocupação com a baixa procura pelas doses de vacina, especialmente diante do aumento de internações e mortes por doenças respiratórias, incluindo a influenza.

Apesar do fim oficial da campanha, a SES informou que a vacina contra a gripe continuará disponível em todos os municípios catarinenses até que os estoques se esgotem.

De janeiro a maio deste ano, foram confirmados 729 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza no estado, quase o dobro dos 403 casos registrados no mesmo período de 2023.

Mais da metade desses casos ocorreu em crianças de 0 a 9 anos (303) e em idosos com 60 anos ou mais (243). No mesmo período, foram registradas 38 mortes, sendo 76% delas entre idosos.

• LEIA TAMBÉM: Neymar recebe as chaves de espetacular cobertura em Balneário Camboriú após longa espera 673m4j

Apelo por maior adesão

João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica (Dive), fez um apelo à população para que procure os postos de saúde e se vacine contra a gripe, especialmente os integrantes dos grupos prioritários.

Fica o nosso apelo para que aproveitem a oportunidade antes da chegada do inverno para se vacinar e se proteger da gripe”, destacou o diretor.

Ampliação da vacinação

A campanha, que começou em 25 de março focada nos grupos prioritários, foi ampliada para toda a população acima de 6 meses de idade no dia 3 de maio, em resposta à baixa adesão inicial.

A vacina é gratuita e continua disponível em todos os municípios de Santa Catarina.

A SES reforça a importância da vacinação como medida preventiva essencial para reduzir os casos graves e mortes por influenza, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

A população é incentivada a se vacinar antes do inverno, período em que a incidência de doenças respiratórias tende a aumentar.

RÁDIO MISTUREBAS
DIVULGUE SUA MARCA

2 Comentários 6i6423

  1. As campanhas bolsonaristas contra as vacinas tiveram bom resultado. Quem desinformação terá as mãos sujas de sangue de vítimas das doenças respiratorias

Deixe um comentário Cancelar resposta 1e3v20

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo