ONU: Reino Unido quer novos membros, como o Brasil, no Conselho de Segurança 5g3w3w
Na quinta (29), o Reino Unido tocou no assunto de reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O tema começou a ser amplamente discutido após a pandemia da Covid-19 e o cenário atual de guerra pela Europa. 5q6p2y
James Cleverly, secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, falou em prol da inclusão de mais países como membros do Conselho. Entre eles, está o Brasil:
“Queremos que a África seja representada de modo permanente e que Índia, Brasil, Alemanha e Japão se tornem membros. Eu sei que seria uma reforma ousada, mas ela conduzirá o Conselho de Segurança para os anos 2020” – pontuou Cleverly.
LEIA TAMBÉM: 424y5
O secretário explicou que a situação geopolítica atual do mundo exige a presença de mais países na tomada de decisões importantes que afetem a todos. A pandemia e a guerra atual na Ucrânia evidenciaram ainda mais isso, de acordo com Cleverly.
O Conselho de Segurança da ONU atualmente se faz por EUA, China, Rússia, França e Reino Unido, todos membros permanentes. Todos os outros 10 países são rotativos, ou seja, em certas temporadas são membros e em outras não.
É isto que o secretário britânico quer mudar, pedindo uma presença definitiva de outros países e representantes que estão se tornando igualmente importantes para o planeta.