Notícias de Saúde

Febre maculosa: casos graves em São Paulo e no Ceará geram preocupação 1r153s

SAIBA MAIS!
GRUPO MISTUREBAS

Uma doença anda tirando o sono do Ministério da Saúde e de moradores do interior do Brasil. Trata-se da febre maculosa, transmitida por picadas de carrapatos infectados pela bactéria do gênero Rickettsia. 2u4d54

Febre maculosa: casos graves em São Paulo e no Ceará geram preocupação
Placa em parque de Campinas / Foto: Divulgação

Na cidade de Campinas, São Paulo, um surto provocou a morte de três pessoas. As vítimas estavam em uma festa numa fazenda. Uma delas é uma jovem de 16 anos de idade.

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

No estado do Ceará, quatro casos foram confirmados desde janeiro deste ano, porém sem mortes. Em uma visão geral, o estado registrou 36 casos confirmados de febre maculosa entre 2010 e 2022.

LEIA TAMBÉM: 424y5

O Ministério da Saúde confirma o registro de 53 casos em todo o país até a quarta (14), com resultado de 8 mortes. Por isso, os dados apontam que a maior concentração de casos se localiza nas regiões Sul e Sudeste.

O carrapato estrela é o principal transmissor da doença. Ao picar animais como capivaras, cavalos, bois e até cachorros, outros carrapatos podem, portanto, também se contaminar e aumentar o alcance da febre maculosa. Os últimos dados apontam que até 60% dos casos podem resultar em morte para o ser humano.

Febre maculosa: casos graves em São Paulo e no Ceará geram preocupação
Foto: Divulgação

Fique atento (a) aos sintomas: febre e manchas roxas nos braços, mãos ou pés. O pediatra e sanitarista, Daniel Becker, recomenda que logo ao identificar um carrapato na pele, a pessoa o remova o mais rápido possível: “Quanto mais rápido, menor o risco de infecção”, diz Becker.

Repelentes com base de DEET ajudam a proteger contra os carrapatos, além do uso de roupas compridas. Becker finaliza recomendando para que as pessoas prestem atenção em áreas do interior do país.

RÁDIO MISTUREBAS
DIVULGUE SUA MARCA

Deixe um comentário Cancelar resposta 1e3v20

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo