No começo da semana, a nave espacial Órion, responsável pela primeira parte da missão Artemis 1 da NASA, que tem como foco levar o ser humano de volta à Lua, fotografou o satélite natural da Terra a apenas 130 km de altura do solo. 1j3j11
As fotos tiradas são do “lado oculto” da Lua, apelidado dessa forma pela falta de rotação do satélite, que faz a outra metade dela nunca aparecer para a Terra. O objetivo das fotos, além de mostrar a beleza da Lua, é mapear possíveis regiões de pouso para os astronautas da missão Artemis 1. A missão está prevista para levar a primeira mulher e o primeiro negro para lá em 2024.
LEIA TAMBÉM:
No momento, nesta sexta (25), a nave Órion se prepara para realizar uma manobra de empuxo na órbita da Lua. A manobra consiste em dar uma volta pela órbita e pegar um impulso gravitacional do satélite, gerando um efeito de estilingue em direção à Terra.
A previsão para a nave atingir o Oceano Pacífico é início de dezembro. A NASA ainda testará como será a reentrada dela na atmosfera, para averiguar a resistência das peças para a segurança dos astronautas.