Notícias do Médio Vale do Itajaí

Museu do Imigrante de Timbó promove exposição “Imagem e Moda: uma viagem no tempo” 3nf3o

SAIBA MAIS!
GRUPO MISTUREBAS

A partir desta sexta-feira, dia 11 de março, o Museu do Imigrante de Timbó promove a exposição “Imagem e Moda: uma viagem no tempo”, com réplicas de trajes femininos da virada do século XIX para o XX. 3b2mp

Ela é resultado de um projeto elaborado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus de Gaspar.

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

A exposição segue até o dia 08 de maio, na Galeria Max Hartmann, que fica anexa ao museu.

Saiba mais sobre o projeto:

Agende sua consulta!

Tudo iniciou em 2014, quando uma aluna do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar visitou o museu e levou uma demanda apresentada pelo atendendo do Museu até a coordenação da instituição que estudava.

O Museu do Imigrante de Timbó é um “museu casa” que se propõe a reproduzir uma moradia típica do Vale do Itajaí entre o final do século XIX e início do XX.

Com um acervo composto por móveis, utensílios, fotos, documentos e roupas, a proposta é de que os visitantes possam se sentir a casa numa casa do período.

Roupas de época poderiam enriquecer ainda mais a experiência do visitante, mas como é um tipo escasso e delicado de acervo, o museu sempre teve interesse no uso de réplicas que pudessem compor a ambientação.

Foi assim que em 2015, um grupo de professoras e estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar estiveram no Museu do Imigrante de Timbó para iniciar o projeto “Reconstrução do vestuário dos imigrantes na região de Blumenau para o acervo do Museu do Imigrante em Timbó”.

Para elaboração dos trajes foi necessário um estudo a partir de fotografias das vestimentas utilizadas por mulheres da Grande Blumenau na virada do século XX, a partir de visitas a arquivos e museus da região.

Leia também: Suspeitos de latrocínio contra idoso em SC são presos em SP

O trabalho foi coordenado pela professora Dra. Káritha Bernardo de Macedo, com colaboração da professora Ma. Carolina Anderson Carioni Amorim e da técnica do laboratório de costura Adelisa Wachholz Otto. Também colaboraram com o projeto as alunas bolsistas Lídia Helena Back Lourenço, Júlia Êmili da Silva, Juliane Salete Magro e Maria Eduarda de Souza e Silva.

O projeto foi apresentado e beneficiado com os recursos para sua execução. Inicialmente as peças permaneceram na instituição para estudos e depois no próprio museu. Agora, após alguns anos, elas irão estrear no Museu do Imigrante, através da exposição “Imagem e Moda: uma viagem no tempo”.

Visitação

O Museu do Imigrante está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.

A entrada tem o valor de R$ 2. Para estudantes é metade e idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.

Está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 211, no Centro de Timbó.

RÁDIO MISTUREBAS
DIVULGUE SUA MARCA

Deixe um comentário Cancelar resposta 1e3v20

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo